- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Suécia vai treinar pilotos ucranianos em caças JAS 39 Gripen como parte do pacote de ajuda a Kiev

© Sputnik / Sergei Mamontov / Acessar o banco de imagensO caça multifuncional de 4ª geração sueco, Saab JAS 39 Gripen, durante um voo de demonstração no âmbito do evento Dubai Airshow 2017, nos Emirados Árabes Unidos
O caça multifuncional de 4ª geração sueco, Saab JAS 39 Gripen, durante um voo de demonstração no âmbito do evento Dubai Airshow 2017, nos Emirados Árabes Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
O governo sueco decidiu alocar o seu 12º pacote de ajuda a Kiev no valor de 250 milhões de coroas suecas (R$ 114,3 milhões), que inclui o treinamento de pilotos ucranianos em caças suecos JAS Gripen.
O comunicado diz que as Forças Armadas suecas realizarão um "treinamento de familiarização" para os pilotos ucranianos em caças JAS 39 Gripen.
O novo pacote envolve também a criação de centros de logística e manutenção para equipamentos antes transferidos para Kiev.
Esses centros serão implantados "perto da Ucrânia", particularmente na Polônia, e gerenciados por 60 militares das Forças Armadas suecas, informou o jornal sueco Svenska Dagbladet.

"O governo [sueco] deu sua aprovação para permitir que até 60 militares das Forças Armadas participem da criação de centros de logística e manutenção [de equipamentos] perto da Ucrânia, por exemplo, na Polônia", diz a publicação.

De acordo com o jornal, nestes centros será feita a manutenção e o reparo dos equipamentos militares suecos que foram entregues anteriormente à Ucrânia.
Equipamento militar destruído usado pelas tropas ucranianas em seu malfadado ataque à região russa de Belgorod - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Operação militar especial russa
Relatos de armas suecas no ataque frustrado de Kiev à Rússia levantam dúvidas sobre ajuda ao país
A Suécia já entregou 50 BMPs Strf 90, tanques Leopard, peças de artilharia Archer e sistemas de defesa aérea RBS 70, diz o jornal. O número exato de tanques não foi especificado.

"É claro que é importante que os equipamentos de defesa que enviamos também possam ser usados e tenham efeito operacional", disse o ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson.

Em março, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que a Suécia havia alocado dez tanques Leopard de fabricação alemã para a Ucrânia e que a Noruega tinha destinado dois sistemas de defesa aérea NASAMS.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала