Panorama internacional

Especialista militar britânico destaca lacunas críticas na contraofensiva da Ucrânia

A falta de aviação moderna e a supremacia da artilharia russa são as lacunas fundamentais do Exército ucraniano, disse Michael Clarke, professor visitante no Departamento de Estudos de Guerra do King’s College de Londres, ao Business Insider.
Sputnik
Segundo ele, o principal problema para a capacidade ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia é a artilharia russa, que domina o campo de batalha.
É neste aspecto que os militares ucranianos sentirão a falta de aviação, uma vez que os caças F-16 prometidos pelo Ocidente, que poderiam fornecer apoio aéreo, ainda não estão disponíveis, destacou Clarke.
Além disso, outro grande problema das tropas ucranianas é a falta de sistemas móveis de defesa antiaérea que possam cobrir unidades terrestres no front, acrescentou o professor.
Operação militar especial russa
Alemanha pode servir como centro para coalizão de caças F-16 da Ucrânia, afirma legisladora
Anteriormente, Pierre Henrot, especialista europeu e ex-oficial sênior da OTAN, disse à Sputnik que a Ucrânia não consegue obter sucesso militar no campo de batalha, apesar de o apoio ocidental ter chegado a mais de US$ 100 bilhões (R$ 538 bilhões).
Comentar