Rússia revive obuseiro autopropulsado de grande calibre capaz de superar barreiras aquáticas

Empresa Kurganmashzavod, que faz parte do consórcio estatal russo Rostec, está trabalhando na modernização do obuseiro autopropulsado Pat-S de calibre 152 mm no chassi modificado do veículo de combate de infantaria BMP-3, informou o consórcio à Sputnik.
Sputnik
"Está sendo realizada a modernização das peças de artilharia autopropulsada com base no chassi modificado do BMP-3. Estes veículos estão equipados com uma peça de 120 mm [...] e uma peça de 152 mm e podem aumentar significativamente a eficiência das unidades motorizadas", comunicou a empresa.
2S18 Pat-S é um modelo experimental de artilharia autopropulsada de 152 mm desenvolvido na década de 1980 na União Soviética com base no chassi de BMP-3. De acordo com fontes abertas, o veículo não foi produzido em série, foi fabricado apenas um protótipo.
Operação militar especial russa
Rússia usa tática de ataques em massa de drones para eliminar defesa antiaérea da Ucrânia, diz fonte
Pat-S é o primeiro obuseiro de grande calibre do mundo capaz de superar obstáculos aquáticos flutuando por conta própria. O obuseiro 2S1 Gvozdika também é capaz de flutuar, mas é considerado de calibre médio, sendo de 122 mm.
Comentar