Panorama internacional

'Explodiremos a fabricante de chips TSMC' se os chineses invadirem Taiwan, diz congressista dos EUA

Os EUA não devem permitir que a China tome posse de Taiwan e têm de tomar medidas drásticas se tal acontecer, sugeriu um legislador norte-americano.
Sputnik
Seth Moulton, membro da Câmara dos Representantes dos EUA, sugeriu explodir a sede da taiwanesa TSMC, considerada a maior fabricante de semicondutores do mundo, se Pequim "invadir" a ilha.
Os comentários foram feitos pelo congressista que, junto com outras figuras políticas dos EUA, participava do evento "Os Estados Unidos e a China: Navegando na Competição Estratégica".
"Precisamos deixar claro para os chineses que, se invadirem Taiwan, explodiremos a fabricante de chips TSMC", propôs ele na Conferência Global 2023, realizada em Beverly Hills, Califórnia, EUA.
"É claro que os taiwaneses realmente não gostam dessa ideia", acrescentou.
Panorama internacional
Bilionário Warren Buffet diz preferir investir no Japão do que em Taiwan ante tensões EUA-China
Em resposta, Michèle Flournoy, ex-vice-secretária de Defesa dos EUA (2009-2012), protestou.
"Não, não, não, não. Isso trará prejuízos de US$ 2 trilhões [R$ 9,91 trilhões] para a economia global", alertou ela, rindo.
"Essa é uma ideia terrível", resumiu.
Moulton especificou que não está promovendo essa ideia, mas falando sobre opções estratégicas que impediriam Pequim de entrar na ilha, "porque se a China ficar com a TSMC [...] certamente veremos consequências econômicas, não a nível global, mas para os EUA", explicou ele.
Comentar