Panorama internacional

Emirados Árabes Unidos se tornam parceiro de diálogo da OCX após conselho de chanceleres

Os Emirados Árabes Unidos se juntaram oficialmente à Organização de Cooperação de Xangai como parceiro de diálogo, comunicou uma agência do país árabe.
Sputnik
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) receberam oficialmente o status de parceiro de diálogo na Organização de Cooperação de Xangai (OCX), informou no sábado (6) a agência emiradense WAM.
O status foi concedido aos EAU à margem do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da OCX, realizado na quinta-feira e sexta-feira (6) em Goa, Índia, segundo o comunicado.
Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, elogiou o papel que a organização desempenhou na manutenção da estabilidade e da prosperidade na Eurásia e outras partes do mundo nas últimas décadas, escreve a WAM.
Panorama internacional
Especialista revela como pode ser formada 'nova ONU' da América Latina, Ásia e África
"[...] Os EAU reconhecem a importância fundamental de organizações como a OCX na construção de pontes de cooperação entre os estados-membros em direção a objetivos comuns. Os EAU buscarão no próximo período fazer avanços significativos em seu envolvimento com a OCX e seus Estados-membros. Como povo e país, estamos muito satisfeitos por sermos recebidos como um Parceiro de Diálogo em uma organização cuja influência e importância global continuam crescendo", frisou.
A OCX foi fundada em junho de 2001. Os principais objetivos da organização são reforçar as relações entre os Estados-membros, através da promoção da cooperação em assuntos políticos, econômicos e comerciais, ciência, cultura, educação, energia, transporte, turismo e proteção ambiental, salvaguardar a paz, a segurança e a estabilidade regionais, e criar uma ordem política e econômica internacional equitativa, sublinha a agência.
Comentar