Operação militar especial russa

Países da OTAN forneceram à Ucrânia quase todos os veículos de combate prometidos, diz Stoltenberg

Os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) forneceram à Ucrânia quase todos os veículos de combate que lhe foram prometidos, inclusive 230 tanques, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na quinta-feira (27).
Sputnik

"Mais de 98% dos veículos de combate prometidos à Ucrânia foram entregues", disse ele em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

Stoltenberg observou que os países da OTAN entregaram um total de 1.550 veículos blindados e 230 tanques para a Ucrânia e, assim, treinaram e equiparam nove novas brigadas blindadas das Forças Armadas ucranianas.
Panorama internacional
Quais países estão enviando armas para a Ucrânia?
O secretário-geral também enfatizou que a OTAN acredita que a melhor maneira de promover a paz na Ucrânia é continuar fornecendo o maior número possível de armas para garantir que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky tenha "fortes posições nas negociações".
Por sua vez, a Rússia já remeteu uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.
Operação militar especial russa
Países da OTAN entregam 30 tanques Leopard e T-72 para Ucrânia via Romênia, diz fonte
Comentar