Ciência e sociedade

Imitação de dinar árabe descoberta no Reino Unido pode ter sido feita por vikings (FOTOS)

Um dinar árabe falso "espetacular" do século IX, descoberto com um detector de metais, poderia ter sido feito por um viking, disse um professor universitário.
Sputnik
A moeda de ouro foi descoberta perto de Morston, Norfolk (leste de Inglaterra), em abril de 2021 e foi declarada tesouro por um legista.
O professor da Universidade de Cambridge, Rory Naismith disse a BBC que "os vikings tinham muito contato com o mundo muçulmano", então era "plausível" que eles poderiam ter cunhado dinares de imitação.

"É muito incomum encontrar tal coisa e é completamente único", acrescentou.

A moeda de imitação tem um buraco perfurado, sugerindo que se destinava a ser usada.
Este dinar do século XII encontrado em Suffolk há 12 anos mostra a escrita árabe que o fabricante estava tentando imitar
O professor Naismith, disse que alguns dinares de ouro do período anglo-saxão foram encontrados na Inglaterra, provavelmente chegando via Itália.

"Parece que é feito por alguém que conhece as generalidades da aparência de um dinar, mas não lida com eles o suficiente para ter um árabe correto."

Como resultado, o que deveria ser escrita árabe "degenerou em uma série de linhas e é completamente ilegível".
No entanto, sem evidências de que os comerciantes árabes vieram para a Inglaterra nesse período, ele acredita que a moeda foi cunhada na Escandinávia antes de ser perdida em Norfolk.
Este dinar do século XII encontrado em Suffolk há 12 anos mostra a escrita árabe que o fabricante estava tentando imitar
O condado fazia parte da área mais ampla da Inglaterra governada sob a lei e costumes escandinavos, conhecidos como Danelaw (lei dinamarquesa), que foi estabelecida após a derrota pelo rei anglo-saxão Alfredo, o Grande, em 878 d.C. do Grande Exército Viking.
Os vikings fizeram de Thetford, em Norfolk, um dos seus campos de inverno.

O professor Naismith acrescentou: "A moeda é um achado espetacular e espero que seja adquirida por um museu".

Ciência e sociedade
Descobertas moedas romanas de 2.000 anos em ilha sueca deserta (FOTOS)
Comentar