DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobertas moedas romanas de 2.000 anos em ilha sueca deserta (FOTOS)

© Foto / Consejería de Cultura del Principado de AsturiasArqueólogos trabalhando no local onde foi descoberto tesouro com 209 moedas romanas
Arqueólogos trabalhando no local onde foi descoberto tesouro com 209 moedas romanas - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Nos siga no
Em um evento raro, duas moedas de prata do Império Romano foram desenterradas em uma ilha desabitada no mar Báltico ao norte da ilha sueca de Gotland.
Embora as moedas romanas não sejam uma sensação para a ilha vizinha de Gotland, elas são muito para a ilha desolada de Gotska Sandon. A descoberta inovadora, portanto, coloca novas questões para os arqueólogos.
Os dois denários romanos que surgiram inesperadamente durante as escavações em Gotska Sandon são um grande avanço arqueológico, como anteriormente apenas ossos de foca, resíduos de abate de vacas e uma luva de batalha foram encontrados.
As moedas originam-se da época do imperador Trajano, que governou o Império Romano nos anos 98-117, e de Antonino Pio, que governou entre 138 e 161 anos.
Encontrar moedas arqueológicas em Gotland não é grande coisa, especialmente não as moedas de prata árabes do período Viking. Mas é na pequena ilha Gotska Sandon ao norte de Gotland. Estas moedas romanas são legais.
"Há algumas descobertas emocionantes que levantam várias questões", disse Johan Ronnby, professor de arqueologia marinha da Universidade de Sodertorn, que administra as escavações em colaboração com o museu Gotland, em um comunicado.
Os arqueólogos estão agora considerados se os achados são restos de naufrágios espalhados na praia. Ao longo da costa da ilha, um grande número de lareiras e restos de lareiras foi encontrado. Outra versão é que as moedas podem estar de alguma forma ligadas a essas atividades.
"Achados de moedas de prata romanas não são incomuns para Gotland, mas são para Gotska Sandon. O que torna este achado interessante é precisamente a localização", disse Daniel Langhammer, do Conselho de Administração do condado de Gotland.
Durante o final dos anos 1800, um faroleiro local alegou ter encontrado uma moeda romana na ilha, que foi recebida com ceticismo. As descobertas recentes podem justificá-lo.
Gotland, a maior ilha da Suécia, localização-chave no comércio marítimo no mar Báltico e, posteriormente, uma atração na Liga Hanseática, é rica em tesouros medievais.
Em particular, o número de dirhams árabes descobertos na ilha é surpreendentemente alto, eclipsando qualquer outro local na Eurásia Ocidental. Estas moedas fizeram o seu caminho para o norte através do comércio entre os comerciantes russos e o Califado Abássida, ao longo da rota comercial do Volga.
Antigas moedas - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Ciência e sociedade
Descobrem na Polônia botija com 1.000 moedas do século XVII (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала