Panorama internacional

Seguro do gasoduto Nord Stream é retomado na Alemanha, segundo a mídia

As companhias de seguros alemãs Allianz e Munich Re retomaram o seguro do gasoduto danificado Nord Stream (Corrente do Norte), informa a Reuters em referência a fontes.
Sputnik

"As seguradoras alemãs Allianz e Munich Re retomaram o seguro do gasoduto danificado Nord Stream controlado pela Rússia", diz a publicação.

O seguro de duas das maiores empresas da Alemanha é fundamental para qualquer futuro de longo prazo do gasoduto, que foi a principal rota do gás russo para a Europa por uma década antes da explosão em setembro passado.
Como apontou um dos interlocutores da agência, a apólice cobre tanto danos físicos à infraestrutura quanto problemas econômicos causados pela paralisação. A disponibilização de um seguro facilitará igualmente os trabalhos de reparação necessários para retomar o fornecimento de gás pelo fundo do mar Báltico à Europa.
De acordo com uma das fontes, o governo da Alemanha não se opôs aos seguros. Outros interlocutores observam que alguns dos acionistas alemães do Nord Stream defendem a manutenção do gasoduto se as relações com Moscou melhorarem.
Ao mesmo tempo, como representantes do establishment alemão disseram à agência, a esperança para o renascimento do projeto é compartilhada por poucos, e eles consideram esse desenvolvimento improvável no futuro próximo.
Os ataques ocorreram simultaneamente em 26 de setembro de 2022 nos dois gasodutos russo-alemães que transportavam gás natural russo para a Europa – o Nord Stream 1 e o Nord Stream 2.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram se tratar de um ato de sabotagem. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão dos gasodutos foi um óbvio ato de terrorismo.
Recentemente, Seymour Hersh, jornalista e autor da investigação sobre o envolvimento dos EUA nas explosões do gasoduto, disse que o chefe do governo alemão Olaf Scholz tem apoiado as tentativas de Washington de encobrir informações sobre a sabotagem do gasoduto Nord Stream desde o outono europeu de encobrir informações sobre a sabotagem do gasoduto desde o outono europeu.
Panorama internacional
Na Dinamarca, objeto encontrado perto do gasoduto Nord Stream foi levantado do fundo do mar (FOTO)
Comentar