Panorama internacional

Irã diz que pode enviar sistema de defesa aérea à Síria para repelir bombardeios de Israel

A TV estatal iraniana disse nesta sexta-feira (24) que Teerã deve enviar "radares e mísseis de defesa" para seu aliado em Damasco. A ideia seria reduzir as consequências dos ataques de Israel.
Sputnik
O Irã provavelmente enviará sistemas de defesa aérea para a Síria, informou a agência iraniana IRNA, acrescentando que a medida seria uma forma de proteção contra ataques aéreos israelenses.
"A Síria precisa reconstruir sua rede de defesa aérea e requer bombas de precisão para seus aviões de combate", disse a emissora estatal iraniana, enfatizando que devem ser entregues "radares e mísseis de defesa, como o sistema 15 Khordad".
A reportagem da imprensa iraniana cita os recentes ataques aéreos em Damasco, sobretudo o mais recente, que ocorreu neste fim de semana passado.
Lançadores do novo sistema iraniano de defesa antiaérea Khordad-15
Israel alega que teve como alvo uma reunião de autoridades sírias e iranianas envolvidas na fabricação de drones, bem como membros do grupo Hezbollah, considerado terrorista por Tel Aviv.
A Síria disse que cinco pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas no ataque na noite do último sábado (25).
Os militares israelenses não comentaram o ataque, de acordo com sua política de geralmente não comentar sobre ataques aéreos na Síria, embora reconheçam a realização de centenas de incursões "contra grupos apoiados pelo Irã".
O Ministério das Relações Exteriores do Irã, assim como a Rússia, condenou o ataque no domingo, apontando que o governo de Israel cometeu uma "violação flagrante" do direito internacional.
Panorama internacional
MRE russo condena ataque israelense que deixou 5 mortos em Damasco, na Síria
Comentar