Ciência e sociedade

China inicia construção de maior projeto de hidrogênio verde no mundo

O país pretende gerar um total anual de 270.000 toneladas de oxigênio verde e hidrogênio verde com uma instalação no norte da China, informa mídia nacional.
Sputnik
Foi lançada na China a primeira pedra no maior projeto de produção de hidrogênio verde do mundo, que não emite dióxido de carbono (CO2), relata no sábado (18) a emissora chinesa CGTN.
O projeto se encontra na cidade-prefeitura de Ordos, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China. A Sinopec Star Petroleum, uma subsidiária da empresa Sinopec, responsável pelo projeto, escolheu o local por ser rico em recursos solares e eólicos.
Panorama internacional
Moscou diz que projeto Power of Siberia 2 pode fornecer gás da Rússia via Mongólia para China
Espera-se que a instalação gere 30.000 toneladas de hidrogênio verde e 240.000 toneladas de oxigênio verde anualmente, o que poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 1,43 milhão de toneladas por ano, o equivalente a plantar 825.000 árvores.
Trata-se do segundo projeto de hidrogênio verde da Sinopec, depois do projeto que começou em 2021 na cidade de Kuqa, Região Autônoma de Xinjiang, que está 80% concluíd0.
A China é atualmente o maior produtor de hidrogênio, embora a maior parte dele seja obtida aà base do carvão. Até 2025, a China pretende gerar 100.000 a 200.000 toneladas de hidrogênio a partir de energia renovável, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em um a dois milhões de toneladas por ano.
Comentar