OTAN revela maior projeto espacial com constelação de satélites espiões

A OTAN, com seus 16 aliados, Finlândia e Suécia, anunciou um novo projeto espacial visando a criação de uma frota de satélites espiões.
Sputnik
O projeto, chamado Alliance Persistent Surveillance from Space (APSS), foi revelado na quarta-feira (15).
De acordo com a aliança, o projeto ajudará e agilizará a "coleta de dados", além de seu compartilhamento e análise entre os aliados da OTAN e sua estrutura de comando.

"Este projeto também é um ótimo exemplo de cooperação civil-militar, fornecendo poderosos trunfos à nossa caixa de ferramentas da inteligência", comunicou a aliança.

A Suécia e a Finlândia, que anteriormente solicitaram formalmente o ingresso à aliança e aguardam a aprovação da Hungria e da Turquia, já participam dos projetos da OTAN.
Panorama internacional
OTAN cria grupo de coordenação para proteção de infraestrutura subaquática crítica
A aliança espacial prevê a criação de uma "constelação", chamada Aquila, que contará com satélites comerciais e nacionais, com o objetivo de fornecer apoio essencial às missões militares e operações da OTAN.
O Ocidente frequentemente usa satélites parcialmente civis para apoiar missões militares, como acontece na Ucrânia, onde os países ocidentais usam estes equipamentos para apoiar os militares do regime de Kiev.
Comentar