Ciência e sociedade

Descobertos 4 tipos de sistemas planetários que revelam singularidade do Sistema Solar

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema.
Sputnik
No Sistema Solar, os planetas rochosos menores, como Vênus, Terra ou Marte, orbitam relativamente próximos da nossa estrela, enquanto os maiores, como Júpiter, Saturno ou Netuno, movem-se em amplas órbitas ao redor do Sol.
Em estudos publicados na revista Astronomy & Astrophysics, os especialistas demonstram que nosso sistema planetário é consideravelmente singular neste sentido.
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema
Durante os estudos, os pesquisadores descobriram quatro tipos de sistemas, sendo similares, ordenados, desordenados e mistos.
O estudo ainda aponta que os sistemas "similares" são o tipo mais comum de arquitetura, sendo que aproximadamente oito de cada dez sistemas em torno das estrelas visíveis no céu noturno são deste tipo.
Já o tipo "ordenado", o mesmo que o do Sistema Solar, é o mais raro, o que surpreendeu os astrônomos, além de indicar a singularidade do nosso sistema.
Comentar