DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobertos 4 tipos de sistemas planetários que revelam singularidade do Sistema Solar

© Foto / Pixabay / CharlVeraSistema Solar (imagem referencial)
Sistema Solar (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema.
No Sistema Solar, os planetas rochosos menores, como Vênus, Terra ou Marte, orbitam relativamente próximos da nossa estrela, enquanto os maiores, como Júpiter, Saturno ou Netuno, movem-se em amplas órbitas ao redor do Sol.
Em estudos publicados na revista Astronomy & Astrophysics, os especialistas demonstram que nosso sistema planetário é consideravelmente singular neste sentido.
© Foto / NCCR PlanetS, Illustration: Tobias StierliUma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema
Durante os estudos, os pesquisadores descobriram quatro tipos de sistemas, sendo similares, ordenados, desordenados e mistos.
O estudo ainda aponta que os sistemas "similares" são o tipo mais comum de arquitetura, sendo que aproximadamente oito de cada dez sistemas em torno das estrelas visíveis no céu noturno são deste tipo.
Já o tipo "ordenado", o mesmo que o do Sistema Solar, é o mais raro, o que surpreendeu os astrônomos, além de indicar a singularidade do nosso sistema.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала