Operação militar especial russa

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia afirma que UE cogita entrega de caças F-16 a Kiev

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse nesta terça-feira (24) que a União Europeia (UE) está considerando a entrega de caças F-16 a Kiev.
Sputnik

"F-16 agora?", perguntou um presumido interlocutor. "Sim", teria respondido o ministro ucraniano. "Estou levando isso para o gabinete, meu amigo", replicou, supostamente, o terceiro.

Kuleba publicou um suposto diálogo com um "homólogo europeu" no Facebook (da empresa extremista Meta que, junto com suas redes sociais, é banida na Rússia), acrescentando que esta foi a pergunta que recebeu de seu interlocutor.
Panorama internacional
Meta aceita pagar US$ 725 milhões para encerrar ação judicial sobre escândalo da Cambridge Analytica
Em março do ano passado, durante uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Kuleba disse que a Ucrânia exige mais entregas de aviação militar e equipamentos de defesa antimísseis.
Os países ocidentais aumentaram seu apoio militar à Ucrânia depois que a Rússia lançou uma operação militar especial no país em 24 de fevereiro de 2022, respondendo a pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) contra a intensificação dos ataques de tropas ucranianas.
Em abril, Moscou enviou uma nota aos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenando sua assistência militar a Kiev.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou que qualquer carregamento de armas em território ucraniano seria "alvo legítimo" para as forças russas.
Operação militar especial russa
Biden deve anunciar a decisão dos tanques Abrams para a Ucrânia na quarta-feira, diz mídia
Comentar