- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia afirma que UE cogita entrega de caças F-16 a Kiev

© Foto / Comando Indo-Pacífico dos EUA / Skyler CombsCaça F-16 Fighting Falcon, da Força Aérea dos EUA, durante exercício militar na Coreia do Sul em 20 de dezembro de 2022
Caça F-16 Fighting Falcon, da Força Aérea dos EUA, durante exercício militar na Coreia do Sul em 20 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse nesta terça-feira (24) que a União Europeia (UE) está considerando a entrega de caças F-16 a Kiev.

"F-16 agora?", perguntou um presumido interlocutor. "Sim", teria respondido o ministro ucraniano. "Estou levando isso para o gabinete, meu amigo", replicou, supostamente, o terceiro.

Kuleba publicou um suposto diálogo com um "homólogo europeu" no Facebook (da empresa extremista Meta que, junto com suas redes sociais, é banida na Rússia), acrescentando que esta foi a pergunta que recebeu de seu interlocutor.
Mark Zuckerberg apresentando a marca da Meta - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Panorama internacional
Meta aceita pagar US$ 725 milhões para encerrar ação judicial sobre escândalo da Cambridge Analytica
Em março do ano passado, durante uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Kuleba disse que a Ucrânia exige mais entregas de aviação militar e equipamentos de defesa antimísseis.
Os países ocidentais aumentaram seu apoio militar à Ucrânia depois que a Rússia lançou uma operação militar especial no país em 24 de fevereiro de 2022, respondendo a pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) contra a intensificação dos ataques de tropas ucranianas.
Em abril, Moscou enviou uma nota aos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenando sua assistência militar a Kiev.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou que qualquer carregamento de armas em território ucraniano seria "alvo legítimo" para as forças russas.
Tanque de batalha Abrams do Exército dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Operação militar especial russa
Biden deve anunciar a decisão dos tanques Abrams para a Ucrânia na quarta-feira, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала