Panorama internacional

Minsk anuncia próximos exercícios de voo tático de natureza defensiva de Rússia e Belarus

Os exercícios táticos de voo conjuntos de Belarus e Rússia programados para começar na próxima segunda-feira (16), são de natureza defensiva e vão envolver exercícios de reconhecimento e contra-ataque, disse o primeiro vice-secretário de Estado do Conselho de Segurança de Belarus, Pavel Muraveiko, neste domingo (15).
Sputnik
No dia 8 de janeiro, o Ministério da Defesa de Belarus disse que as unidades de aviação das Forças Armadas de Belarus e da Rússia vão realizar treinamento de voo tático conjunto de 16 de janeiro a 1º de fevereiro. Também foi relatado que o componente de aviação das Forças Aeroespaciais russas havia chegado ao país vizinho para a realização dos exercícios.

"Os exercícios são puramente defensivos por natureza e se concentrarão em reconhecimento aéreo, ataques aéreos e defesa aérea de instalações críticas e linhas de comunicação", disse Muraveiko à uma emissora canadense, dissipando as especulações de que os exercícios poderiam ser uma ameaça à Ucrânia.

O alto funcionário enfatizou que tais exercícios são realizados regularmente e que este ano não teria nada de diferente acontecendo nos bastidores.

"Quanto ao exercício em si, será um conjunto de atividades para treinar nossa aviação e a russa no desempenho de suas respectivas tarefas de combate. O exercício envolverá aeródromos e campos de treinamento no território da República de Belarus, onde unidades de aviação de ambas nossas unidades e as russas operarão ombro a ombro ou asa a asa", disse Muraveiko.

Panorama internacional
Minsk adverte que implantação de tropas polonesas na fronteira é um ato de agressão contra a OTSC
Enquanto isso, Minsk está preparada para qualquer provocação de Kiev, disse ele, acrescentando que há algum diálogo entre as administrações fronteiriças de Belarus e da Ucrânia, que nem sempre produz resultados positivos.
Quanto a outros exercícios militares, Belarus vai sediar três dos quatro exercícios planejados da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) em setembro. Os exercícios de defesa territorial de Belarus também estão planejados para o primeiro trimestre deste ano, observou Muraveiko.
Belarus, que está na presidência rotativa da OTSC este ano, também vai organizar uma conferência internacional sobre segurança da Eurásia, um diálogo bastante amplo no nível de ministros das Relações Exteriores, ministros da Defesa e secretários do conselho de segurança "na linha do OTSC-China", disse Muraveiko.
Comentar