- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Minsk adverte que implantação de tropas polonesas na fronteira é um ato de agressão contra a OTSC

© AP Photo / Alik KepliczPára-quedistas da 6ª Divisão Aerotransportada polonesa assumem suas posições após realizar um salto multinacional junto a soldados britânicos para uma zona de lançamento designada perto de Torun, Polônia, 7 de junho de 2016
Pára-quedistas da 6ª Divisão Aerotransportada polonesa assumem suas posições após realizar um salto multinacional junto a soldados britânicos para uma zona de lançamento designada perto de Torun, Polônia, 7 de junho de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Nos siga no
Os planos da Polônia de implantar uma nova divisão perto das fronteiras de Belarus representam um passo agressivo em relação à Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), disse o secretário do Conselho de Segurança de Belarus, Aleksandr Volfovich.
Anteriormente, o vice-primeiro-ministro polonês e ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, afirmou que Varsóvia está criando uma nova divisão de infantaria no leste do país.

"A atitude de má vizinhança da Polônia não apenas em relação à Belarus, mas também em relação a um Estado da União e à OTSC como um todo, só pode ser chamada de política agressiva", cita Volfovich.

O responsável belarrusso sublinhou que, de uma forma geral, "tanto a Polônia como os Estados Bálticos visam a militarização, o aumento do componente militar, a atividade militar, o destacamento de novas formações e unidades militares, o armamento", não somente aquele que tem um caráter defensivo, mas também o de caráter ofensivo.
"Como podemos avaliar isso? Apenas como uma indicação de algum tipo de agressão. Nem os voos de reconhecimento nem o número de exercícios realizados podem contribuir para a paz e a segurança", disse Volfovich.
Tropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Panorama internacional
Polônia implanta nova divisão equipada com tanques Abrams no leste do país
Segundo ele, Belarus está acompanhando de perto a situação nas imediações de suas fronteiras e está tomando medidas de dissuasão estratégica, em particular, junto com sua aliada, a Rússia.

"O agrupamento regional de tropas [russas e belarussas], que se encontra implantado no território de Belarus, tem uma orientação exclusivamente defensiva e destina-se a proteger as fronteiras do Estado da União e, consequentemente, a fronteira ocidental do OTSC", destacou o secretário do Conselho de Segurança.

A OTCS inclui Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão. Em 2023, a associação é presidida por Belarus.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала