Panorama internacional

Berlim procura 'febrilmente' 40 veículos de combate Marder prometidos a Kiev, diz mídia

A Alemanha está procurando "febrilmente" os 40 veículos de combate de infantaria Marder recentemente prometidos à Ucrânia, a maior parte dos quais Berlim terá que retirar de suas próprias Forças Armadas.
Sputnik

"O chanceler [da Alemanha Olaf] Scholz prometeu a Kiev 40 Marder – agora o governo federal está procurando 'febrilmente' os veículos de combate de infantaria prometidos", diz a publicação.

Segundo o artigo, quando foi anunciada a decisão da Alemanha de entregar à Ucrânia estes veículos, os militares, políticos e especialistas na área de segurança começaram a especular sobre de onde Berlim tiraria o equipamento prometido.
Salienta-se que o representante do governo alemão Steffen Hebestreit prometeu na sexta-feira (6) responder à pergunta "ao longo do dia", mas a resposta ainda não chegou.
Panorama internacional
Cerca de 50% dos alemães considera um erro Berlim dar veículos Marder a Kiev, aponta pesquisa
De acordo com o jornal, "não é muito fácil levar à prática" as palavras de Olaf Scholz, já que, segundo as fontes do Spiegel, a empresa de defesa Rheinmetall tem em seus estoques cerca de 60 veículos de combate Marder defeituosos, mas sua modernização levaria demasiado tempo.

"Visto que o governo federal planeja enviar à Ucrânia 40 Marder para equipar um batalhão ucraniano já até o fim de março, o Exército deve fornecer a maior parte da ajuda militar de seus próprios estoques", sublinha a publicação.

O deputado do parlamento alemão da União Democrata Cristã (CDU), agora na oposição, Henning Otte disse à edição que o governo alemão não se tinha preparado para o fornecimento de tal equipamento e, por causa disso, "a Bundeswer [as Forças Armadas da Alemanha] tem que esvaziar seus estoques que, em todas as perspectivas, já estão em mau estado".
Panorama internacional
Exército alemão tem déficit de munição de 20 bilhões de euros

"Uma política prudente e de visão é feita de maneira diferente", opina Otte.

Anteriormente, os EUA anunciaram um novo e maior pacote de assistência militar a Kiev no valor de US$ 3 bilhões (R$ 16 bilhões). O pacote vai incluir veículos de combate de infantaria Bradley, veículos blindados de transporte, mísseis antitanque, obuses e uma grande quantidade de munição. Além disso, a Alemanha prometeu entregar veículos de combate Marder e uma bateria adicional de sistemas de mísseis antiaéreos Patriot, com a França assumindo a obrigação de fornecer tanques AMX — 10RC ou veículos blindados.
Comentar