Panorama internacional

Seguranças do Reino Unido encontram dispositivo de rastreamento chinês em carro do governo

Os serviços de segurança do Reino Unido encontraram um suposto dispositivo de espionagem chinês em um carro usado por membros do gabinete e diplomatas de alto escalão, informou a mídia britânica.
Sputnik
Uma espécie de cartão SIM, capaz de transmitir dados de geolocalização, foi instalado dentro de uma peça lacrada importada da China, disse o serviço de inteligência do Reino Unido ao Daily Mail.
"Ele [o cartão SIM de espionagem] oferece a capacidade de pesquisar o governo por um período de meses e anos, registrando movimentos constantemente, construindo constantemente uma imagem rica da atividade. Você pode fazê-lo lenta e metodicamente durante muito, muito tempo. Essa é a vulnerabilidade", disse a fonte.
De acordo com a mídia, a descoberta aprofunda as preocupações de segurança nacional em meio a declarações de políticos britânicos sobre a ameaça supostamente representada pelo serviço de inteligência chinês.
Panorama internacional
Engenheiro chinês é condenado por espionagem nos EUA
Oficiais de inteligência do Reino Unido acreditam que esta descoberta demonstra a intenção da China de estabelecer espionagem em larga escala nos países ocidentais, e não apenas para monitorar o movimento de ministros.
Um ex-oficial do serviço de segurança de alto escalão disse à mídia que as agências de inteligência de outras potências agora podem explorar a vulnerabilidade usando tecnologias chinesas.
"Os chineses podem rastrear nossos políticos se quiserem? Sim. Os russos podem rastrear nossos políticos se quiserem? Sim. Eles podem ouvir o que estão fazendo nos carros? Se eles os estão rastreando e querem fazer isso, é claro que podem", disse a fonte.
Panorama internacional
FBI investiga supostas delegacias secretas da polícia chinesa nos EUA: 'Muito preocupado'
O jornal também informou que a instalação de dispositivos de rastreamento em veículos do governo tornou-se possível após empresas chinesas terem sido integradas às cadeias de suprimentos globais, incluindo as dos principais fabricantes de automóveis.
Gigantes automotivos como BMW, Volkswagen, Volvo e Jaguar Land Rover firmaram parceria com a empresa estatal de telecomunicações China Unicom para instalar sistemas 5G em seus carros.
A Comissão Federal de Comunicações dos EUA considera a China Unicom uma ameaça à segurança nacional norte-americana.
Panorama internacional
China espionou investigação sobre a Huawei nos EUA, diz FBI
Comentar