- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Seguranças do Reino Unido encontram dispositivo de rastreamento chinês em carro do governo

© AP Photo / Victoria Jones/PA via APPolícia cerca área após carro atropelar várias pessoas em Finsbury Park, Londres (Foto de arquivo).
Polícia cerca área após carro atropelar várias pessoas em Finsbury Park, Londres (Foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Nos siga no
Os serviços de segurança do Reino Unido encontraram um suposto dispositivo de espionagem chinês em um carro usado por membros do gabinete e diplomatas de alto escalão, informou a mídia britânica.
Uma espécie de cartão SIM, capaz de transmitir dados de geolocalização, foi instalado dentro de uma peça lacrada importada da China, disse o serviço de inteligência do Reino Unido ao Daily Mail.
"Ele [o cartão SIM de espionagem] oferece a capacidade de pesquisar o governo por um período de meses e anos, registrando movimentos constantemente, construindo constantemente uma imagem rica da atividade. Você pode fazê-lo lenta e metodicamente durante muito, muito tempo. Essa é a vulnerabilidade", disse a fonte.
De acordo com a mídia, a descoberta aprofunda as preocupações de segurança nacional em meio a declarações de políticos britânicos sobre a ameaça supostamente representada pelo serviço de inteligência chinês.
Computador em uso (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Panorama internacional
Engenheiro chinês é condenado por espionagem nos EUA
Oficiais de inteligência do Reino Unido acreditam que esta descoberta demonstra a intenção da China de estabelecer espionagem em larga escala nos países ocidentais, e não apenas para monitorar o movimento de ministros.
Um ex-oficial do serviço de segurança de alto escalão disse à mídia que as agências de inteligência de outras potências agora podem explorar a vulnerabilidade usando tecnologias chinesas.
"Os chineses podem rastrear nossos políticos se quiserem? Sim. Os russos podem rastrear nossos políticos se quiserem? Sim. Eles podem ouvir o que estão fazendo nos carros? Se eles os estão rastreando e querem fazer isso, é claro que podem", disse a fonte.
O diretor do FBI, Christopher Wray, testemunha em uma audiência de supervisão do Comitê Judiciário do Senado, no Capitólio, em Washington. - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2022
Panorama internacional
FBI investiga supostas delegacias secretas da polícia chinesa nos EUA: 'Muito preocupado'
O jornal também informou que a instalação de dispositivos de rastreamento em veículos do governo tornou-se possível após empresas chinesas terem sido integradas às cadeias de suprimentos globais, incluindo as dos principais fabricantes de automóveis.
Gigantes automotivos como BMW, Volkswagen, Volvo e Jaguar Land Rover firmaram parceria com a empresa estatal de telecomunicações China Unicom para instalar sistemas 5G em seus carros.
A Comissão Federal de Comunicações dos EUA considera a China Unicom uma ameaça à segurança nacional norte-americana.
Espião (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Panorama internacional
China espionou investigação sobre a Huawei nos EUA, diz FBI
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала