Panorama internacional

EUA condenam engenheiro acusado de espionagem comercial para a China, diz Departamento de Justiça

Nesta terça-feira (3), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou que um ex-engenheiro da GE foi condenado a dois anos de prisão após ser acusado de tentar roubar segredos comerciais para a China.
Sputnik
Conforme o comunicado do Departamento de Justiça norte-americano, o engenheiro teria tentado roubar segredos sobre tecnologias de turbinas desenvolvidas pela empresa.
"Xiaoqing Zheng, de 59 anos, de Niskayuna, Nova York, foi condenado hoje a 24 meses de prisão por conspirar para roubar segredos comerciais da General Electric [GE], sabendo ou com a intenção de beneficiar a República Popular da China", disse o comunicado.
Zheng, que trabalhou na GE entre 2008 e 2018, e outros indivíduos na China, acrescentou o comunicado, procuraram adquirir segredos comerciais relacionados a tecnologias de turbinas terrestres e de aviação para ajudar empresas e universidades baseadas no território chinês que pesquisam, desenvolvem e fabricam peças de turbinas.
Joe Biden, presidente dos EUA, durante reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping (fora da foto), em 2021
O Departamento de Justiça norte-americano afirmou que Zheng era membro de um programa de talento, uma iniciativa destinada a recrutar especialistas estrangeiros em Ciência e Tecnologia.
Um júri condenou Zheng por conspiração para cometer espionagem econômica após um julgamento de um mês que terminou em março do ano passado.
Comentar