Ciência e sociedade

Revelada verdade intrigante sobre a origem dos dinossauros herbívoros

Um estudo trouxe luz sobre a evolução de dinossauros herbívoros como o diplodoco, que, segundo consta, mudaram muito durante milhões de anos.
Sputnik
Os dinossauros herbívoros descenderam de espécies carnívoras, determinou uma equipe de paleobiologistas da Universidade de Bristol, Inglaterra, Reino Unido.
Os pesquisadores estudaram a forma dos dentes dos primeiros dinossauros e modelaram suas funções usando simulações computadorizadas, podendo assim as comparar com répteis vivos e suas dietas. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science Advances.
As descobertas mostraram que grupos de dinossauros como o diplodoco, ancestrais dos famosos herbívoros de pescoço longo, comiam carne, explica na sexta-feira (16) o portal Live Science. Esta capacidade de diversificar sua dieta no início da evolução explicaria seu sucesso evolutivo e ecológico.
"Os dentes podem dar boas pistas sobre o que um animal come, porque são nossas ferramentas para decompor a comida. Como tal, espera-se que diferentes formas de dentes sejam eficientes no processamento de diferentes tipos de alimentos", disse Antonio Mayoral, autor principal do estudo e associado de pesquisa sênior da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol.
Ciência e sociedade
Encontrado fóssil de espécime de 100 milhões de anos que pode desvendar vida pré-histórica (VÍDEO)
A equipe de cientistas estudou a forma e o funcionamento dos dentes dos dinossauros e fez modelos computadorizados da pressão nos dentes quando mordendo. Os resultados foram em seguida processados através de algoritmos de aprendizado por máquina com base nas características dentárias e nas dietas de 47 répteis vivos, acrescentou ela.
Os pesquisadores teorizaram que a diversidade alimentar precoce dos dinossauros desempenhou um papel fundamental em sua ascensão e posterior domínio, pois permitiu que eles se adaptassem às mudanças climáticas e aos recursos alimentares existentes.
"Este estudo é o primeiro a demonstrar com métodos estatísticos modernos que os primeiros dinossauros exploravam diferentes tipos de dietas e eram ecologicamente diversos. Nossa pesquisa apoia [a ideia] que duas das três principais linhagens de dinossauros, que se adaptaram a uma dieta de plantas, não começaram como herbívoros", concluiu Mayoral.
Comentar