DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Revelada verdade intrigante sobre a origem dos dinossauros herbívoros

© Foto / Dr Julius CsotonyiRepresentação da Idade dos Dinossauros na Austrália
Representação da Idade dos Dinossauros na Austrália - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2022
Nos siga no
Um estudo trouxe luz sobre a evolução de dinossauros herbívoros como o diplodoco, que, segundo consta, mudaram muito durante milhões de anos.
Os dinossauros herbívoros descenderam de espécies carnívoras, determinou uma equipe de paleobiologistas da Universidade de Bristol, Inglaterra, Reino Unido.
Os pesquisadores estudaram a forma dos dentes dos primeiros dinossauros e modelaram suas funções usando simulações computadorizadas, podendo assim as comparar com répteis vivos e suas dietas. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science Advances.
As descobertas mostraram que grupos de dinossauros como o diplodoco, ancestrais dos famosos herbívoros de pescoço longo, comiam carne, explica na sexta-feira (16) o portal Live Science. Esta capacidade de diversificar sua dieta no início da evolução explicaria seu sucesso evolutivo e ecológico.
"Os dentes podem dar boas pistas sobre o que um animal come, porque são nossas ferramentas para decompor a comida. Como tal, espera-se que diferentes formas de dentes sejam eficientes no processamento de diferentes tipos de alimentos", disse Antonio Mayoral, autor principal do estudo e associado de pesquisa sênior da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol.
Fóssil de dinossauro (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2022
Ciência e sociedade
Encontrado fóssil de espécime de 100 milhões de anos que pode desvendar vida pré-histórica (VÍDEO)
A equipe de cientistas estudou a forma e o funcionamento dos dentes dos dinossauros e fez modelos computadorizados da pressão nos dentes quando mordendo. Os resultados foram em seguida processados através de algoritmos de aprendizado por máquina com base nas características dentárias e nas dietas de 47 répteis vivos, acrescentou ela.
Os pesquisadores teorizaram que a diversidade alimentar precoce dos dinossauros desempenhou um papel fundamental em sua ascensão e posterior domínio, pois permitiu que eles se adaptassem às mudanças climáticas e aos recursos alimentares existentes.
"Este estudo é o primeiro a demonstrar com métodos estatísticos modernos que os primeiros dinossauros exploravam diferentes tipos de dietas e eram ecologicamente diversos. Nossa pesquisa apoia [a ideia] que duas das três principais linhagens de dinossauros, que se adaptaram a uma dieta de plantas, não começaram como herbívoros", concluiu Mayoral.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала