Notícias do Brasil

PF faz buscas contra radicais envolvidos em atos em prol de Bolsonaro

As buscas são realizadas no Distrito Federal e em sete estados e têm como alvo suspeitos de organizar ou financiar bloqueios de rodovias e manifestações em frente a prédios militares.
Sputnik
A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (15) mais de 100 mandados de busca e apreensão contra manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeitos de promover ou financiar atos radicais contra o resultado das eleições.
A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes determinou o bloqueio de conta e a quebra do sigilo bancário dos investigados, que não tiveram os nomes divulgados.
Na mira da operação estão suspeitos de organizar bloqueios em rodovias após o final do segundo turno das eleições presidenciais e manifestações em frente a prédios militares em prol de Bolsonaro e de uma intervenção federal.
Notícias do Brasil
Mídia: uma das primeiras ações de Lula após a posse será dispersar protestos em quartéis
Segundo noticiou o G1, as buscas são cumpridas no Distrito Federal e em sete estados: Santa Catarina, Paraná, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
A operação foi deflagrada três dias após apoiadores de Bolsonaro realizarem violentos protestos em Brasília, com queima de ônibus e carros e depredação de prédios públicos. Na última quarta-feira (14), Moraes disse, em evento do STF, que "ainda tem muita gente para prender".
A declaração foi dada em referência aos protestos contra o resultado das eleições, após o ministro Dias Toffoli, do STF, citar que nos Estados Unidos 964 pessoas foram presas e acusadas de crimes por envolvimento na invasão ao Capitólio, realizada em 6 de janeiro de 2021, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, durante uma sessão no Congresso que confirmava a vitória de Joe Biden na disputa pela Casa Branca. A invasão foi considerada um ataque à democracia dos EUA, resultando na prisão dos envolvidos.
Comentar