Panorama internacional

Governo da Venezuela e partidos de oposição assinam 2º acordo no México

O governo e a oposição da Venezuela assinaram, neste sábado (26), no México, um segundo acordo social parcial para a proteção dos cidadãos venezuelanos. A assinatura do documento foi feita em um hotel na capital mexicana.
Sputnik
Os representantes das duas delegações assinaram o documento, que foi previamente lido pelo mediador representante da Noruega, Dag Nylander, na presença do ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, país anfitrião .
Antes da assinatura do acordo, o chanceler mexicano descreveu o dia como "uma esperança para toda a América Latina" e destacou que a posição de seu país será sempre de mediação.
"É uma esperança para toda a América Latina. É uma boa notícia quando há diálogo, mediação e essa é a nossa posição sobre esse assunto", disse Ebrard.
Panorama internacional
Estados Unidos se dizem dispostos a aliviar sanções contra a Venezuela em prol de negociações
Por sua vez, o negociador-chefe da Noruega, Dag Nylander, expressou sua "profunda gratidão" ao governo do México e seu chanceler Ebrard por receber os diferentes participantes do processo de diálogo e negociação.
Retomou-se o diálogo sobre a Venezuela e assinou-se o segundo acordo entre o governo e a oposição daquele país irmão. É um triunfo da política e do mérito ser reconhecido pelos participantes. O México é a sua casa. Parabéns!! Boas notícias para o povo venezuelano.

Como ficou o acordo

O segundo acordo parcial para a proteção do povo venezuelano visa a recuperação de recursos legítimos, propriedades do Estado venezuelano que estão bloqueadas pelas sanções impostas contra o país.
O tratado cria "um mecanismo prático, voltado para atender necessidades sociais vitais e problemas de serviço público, com base na recuperação de recursos legítimos, propriedade do Estado venezuelano, que hoje estão bloqueados no sistema financeiro internacional".
Panorama internacional
Na ONU, Venezuela apoia proposta do México para negociar paz entre Rússia e Ucrânia
Ambas as partes concordaram com a criação de uma Junta Nacional de Assistência Social, que servirá como "órgão técnico auxiliar para a mesa de diálogo e negociação, que trabalhará para realizar ações e programas específicos de assistência social para o povo venezuelano".
Os recursos bloqueados serão direcionados principalmente para a assistência social das populações em termos de saúde, eletricidade, alimentação, bem como dos atingidos pelas chuvas.
O acordo estabelece a solicitação do apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para a criação de um fundo fiduciário único para ampliar as medidas de proteção.
Presidente da Assembleia Nacional e chefe da delegação venezuelana, Jorge Rodríguez destacou o acordo, enfatizando que "bilhões de dólares irão diretamente para o financiamento da educação e saúde".
Governo e oposição da Venezuela assinam memorando de entendimento
Comentar