Operação militar especial russa

EUA dizem que 'lamentam' interrupção de acordo de grãos e pedem para que Rússia o retome

Os Estados Unidos estão pedindo que a Rússia que retome sua participação na iniciativa do acordo alimentar do mar Negro, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, neste sábado (29).
Sputnik
Mais cedo, o Ministério da Defesa russo disse que a Rússia estava suspendendo sua participação no acordo de grãos após o ataque de drones da Ucrânia contra navios da Frota Russa do mar Negro, na baía de Sebastopol.

"Os Estados Unidos lamentam a suspensão da Rússia de sua participação nas operações da Iniciativa de Grãos do mar Negro, mediada pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Instamos todas as partes a manter essa iniciativa essencial e que salva vidas funcionando", disse Blinken em comunicado.

Operação militar especial russa
Ataque em Sevastopol foi preparado sob orientação de especialistas britânicos, diz MD russo
De acordo com Blinken, o acordo de grãos permitiu movimentar mais de 9 milhões de toneladas métricas de alimentos e "derrubou os preços em todo o mundo".
O secretário de Estado dos EUA acusou a Rússia de usar alimentos como "arma" e afirmou que a iniciativa de grãos de Istambul "foi um sucesso e deve continuar".

"Pedimos ao governo da Rússia que retome sua participação na Iniciativa, cumpra integralmente o acordo e trabalhe para garantir que as pessoas em todo o mundo continuem a receber os benefícios facilitados pelo acordo", disse Blinken.

Ismini Palla, porta-voz da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, disse em um comunicado no sábado (29) que a Rússia informou o coordenador da ONU no Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, que controla o transporte de grãos ucranianos, sobre suas preocupações em relação à segurança de navios civis viajando sob a iniciativa de grãos.
Segundo Palla, o centro não conseguiu chegar a um acordo sobre a movimentação de embarcações de entrada e saída no domingo (30).
O vice-enviado russo às Nações Unidas, Dmitry Polyanskiy, disse no sábado (29) que a Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na segunda-feira (31) para discutir o ataque de drones da Ucrânia a navios e infraestrutura da Frota Russa do mar Negro em Sebastopol, que pressionou Moscou a suspender sua participação no acordo alimentar.
Panorama internacional
Drone de reconhecimento dos EUA voa por várias horas perto da Crimeia (FOTO)
Comentar