Eleições 2022

Orçamento secreto: senador aciona STF para que Bolsonaro divulgue lista exibida em debate

No requerimento, Alessandro Vieira (PSDB-SE) diz que "Bolsonaro demonstra ter acesso justamente a dados que vem se recusando a fornecer".
Sputnik
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (17), para solicitar que Jair Bolsonaro (PL) apresente a lista com os nomes dos beneficiados pelas emendas de relator, que compõem o orçamento secreto.
A lista em questão foi mencionada por Bolsonaro no debate de segundo turno das eleições, realizado no último domingo (16). Na ocasião, Bolsonaro exibiu para as câmeras um papel que supostamente continha os nomes de deputados do PT beneficiados pelas emendas.
Notícias do Brasil
Primeiro debate presidencial tem 'casa da maconha', memes de Lulinha, Sergio 'Kelmon' e muito mais
No requerimento, divulgado pelo Poder360, Vieira cita o momento em que a suposta lista foi exibida e reproduz a fala de Bolsonaro: "Eu tenho aqui uma lista preliminar: 13 deputados do PT que receberam recurso desse tal orçamento secreto (...) Eu jamais daria dinheiro para essa turma toda aqui se não tivesse votado comigo, né."
Segundo Vieira, causa espécie o fato de Bolsonaro "demonstrar ter acesso justamente a dados que vem se recusando a fornecer". O senador ressalta que o STF já havia solicitado ao Poder Executivo informações a respeito das emendas, "não havendo a Presidência da República disponibilizado quaisquer dados até o presente momento".
"Nesse contexto, roga-se a Vossa Excelência que determine ao Sr. Presidente da República que remeta a estes autos todos os documentos que alega possuir, capazes de apontar os parlamentares favorecidos pelas emendas de relator", finaliza Vieira.
Comentar