Operação militar especial russa

Zelensky declara ilhas russas como japonesas

A Rússia e o Japão pleiteiam quatro das Ilhas Curilas (Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai) desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Os países nunca assinaram um tratado de paz permanente.
Sputnik
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, assinou um decreto na sexta-feira (7) reconhecendo a reivindicação territorial do Japão sobre quatro das Ilhas Curilas russas.
"A Ucrânia reafirmou seu respeito pela soberania e integridade territorial do Japão, incluindo seus territórios do norte, que ainda estão sob ocupação russa. Hoje [7], eu assinei o decreto", disse Zelensky.
As quatro Ilhas Curilas russas reivindicadas se estendem do norte do Japão ao extremo sul da península russa de Kamchatka.
O decreto de Zelensky reconhece as ilhas de Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai como do Japão, embora todo o arquipélago de Kurili seja território russo desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Panorama internacional
Japão emite nota de protesto à Rússia por fim de acordo de visitas simplificadas às ilhas Curilas
Em março, a Rússia retirou-se das negociações com o Japão sobre a assinatura de um tratado de paz e suspendeu a isenção de visto para cidadãos japoneses às Ilhas Curilas do sul e atividades econômicas conjuntas nas ilhas disputadas.
A medida deve-se às medidas "hostis" de Tóquio sobre o conflito ucraniano, disse Moscou.
O decreto de Zelensky foi provavelmente uma resposta à assinatura de Putin, na semana passada, dos decretos de adesão que acolhem as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporozhie.
Nas últimas semanas, os cidadãos das quatro regiões votaram esmagadoramente para se juntar à Rússia. Putin assinou as leis que formalizam a adesão dessas províncias na quarta-feira (5).
Panorama internacional
Japão está criando tensões artificiais sobre Ilhas Curilas, diz Rússia
Comentar