Panorama internacional

Azerbaijão concluiu operação militar na fronteira com Armênia, diz Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou ter recebido informações de seu homólogo azeri, Ilham Aliev, sobre o fim da "operação militar" na fronteira com a Arménia.
Sputnik

"O Azerbaijão anunciou o fim da operação lançada em resposta às provocações da Armênia. Uma vez que a operação já está concluída, não faz sentido discuti-la agora. Segundo as informações que recebi do sr. Ilham [Aliev, presidente do Azerbaijão], os nossos irmãos azeris foram agora para uma posição segura. É importante que a Arménia abandone o mais rapidamente possível as provocações contra o Azerbaijão, agindo de acordo com os compromissos assumidos anteriormente e se concentre na paz e na cooperação. Desejamos que os processos de normalização na nossa região sejam concluídos com sucesso e que a paz e a estabilidade regionais sejam garantidas a longo prazo", disse Erdogan aos jornalistas no avião após voltar de Samarcanda, no Uzbequistão.

Nesse contexto, o presidente turco mencionou os seus planos de visitar o distrito de Zangelan, na disputada região de Karabakh, em 20 de outubro, onde abrirá um aeroporto junto com o presidente azeri.

"Quanto à questão de Karabakh, é importante que todos os países da região prestem apoio incondicional e firme à integridade territorial do Azerbaijão. No dia 20 de outubro, inauguraremos o aeroporto de Zangilan. Ilham Bey [Aliyev, presidente do Azerbaijão] já recebeu a data da nossa parte. Ele disse: 'Após a inauguração, iremos para o distrito de Jabrayil'. Nós concordamos. Talvez ele convide alguns outros líderes para lá ir", acrescentou Erdogan.

Panorama internacional
EUA pedem que Rússia use 'influência' sobre Armênia e Azerbaijão para promover a paz
Na noite de terça-feira (13), eclodiram combates na fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão, com os lados se acusando mutuamente de ter provocado a escalada. Yerevan afirmou que os militares do Azerbaijão dispararam contra o território armênio com artilharia e drones e que os territórios atingidos não têm nada a ver com Karabakh.
Baku, por sua vez, disse que os militares armênios dispararam contra as posições das tropas azeris na fronteira, provocando o confronto. O Ministério das Relações Exteriores azeri acusou a Armênia de pretender impedir o processo de paz. Ambos os lados relataram perdas entre os seus militares.
Já de manhã, as partes concordaram com um cessar-fogo. Segundo disse à Sputnik Grigory Karasin, chefe do Comité Internacional do Conselho da Federação da Rússia, o cessar-fogo foi alcançado graças aos esforços da Rússia, nomeadamente após a conversa entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan.
Panorama internacional
Ministério das Relações Exteriores: Rússia toma medidas para estabilizar Armênia e Azerbaijão
Comentar