- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministério das Relações Exteriores: Rússia toma medidas para estabilizar Armênia e Azerbaijão

© AP PhotoSoldados da Armênia caminham pela estrada perto da fronteira entre Nagorno-Karabakh e a Armênia, 8 de novembro de 2020
Soldados da Armênia caminham pela estrada perto da fronteira entre Nagorno-Karabakh e a Armênia, 8 de novembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2022
Nos siga no
Moscou está em contato próximo com Baku e Yerevan e está tomando medidas para facilitar a estabilização o mais rápido possível da situação na fronteira entre Armênia e Azerbaijão, disse Denis Gonchar, um dos diretor do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em entrevista à Sputnik nesta terça-feira (13).
"Estamos em contato próximo com Baku e Yerevan. Estamos tomando as medidas necessárias para promover a estabilização da situação o mais rápido possível", afirmou Gonchar.
Consequências de ataque a Martuni, em Nagorno-Karabakh - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Panorama internacional
Ministério da Defesa da Armênia reporta ataque do Azerbaijão na fronteira do país
Na noite de segunda-feira (12), os ataques eclodiram na fronteira armênio-azerbaijana.
Os lados acusaram-se mutuamente de iniciar uma escalada.
Ambos os lados relataram perdas entre militares. Hoje (13), as partes concordaram com um cessar-fogo.
A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) aprovou nesta terça-feira (13) a criação de um grupo de trabalho para monitorar tensões entre Armênia e Azerbaijão. Após apelos de Yerevan, uma missão será enviada à fronteira entre os países.
O Conselho de Segurança Coletiva concordou ainda com a criação de um grupo de trabalho para monitorar constantemente a situação em sua área de responsabilidade.
O ministro das Relações Exteriores da Armênia, Ararat Mirzoyan, participa de reunião da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), em Dushanbe, no Tajiquistão, em 16 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2022
Panorama internacional
Sanções contra Rússia já impactam Armênia, e ministro fala em 'eliminar ameaças'
Na reunião, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comunicou as ações que a Rússia tem tomado para diminuir as tensões entre os países. Os Estados Unidos fizeram um apelo aos russos nesta terça-feira (13) para que use sua influência sobre a Armênia e o Azerbaijão para negociar a paz.
Desde o início do século XX, quando ainda pertenciam ao Império Russo, Armênia e Azerbaijão travam uma disputa pelo controle de Nagorno-Karabakh, também conhecido como Alto Carabaque, uma região montanhosa situada na fronteira entre os dois países.
Em 1922, os dois países passaram a fazer parte da União Soviética (URSS), e as disputas permaneceram sob controle até o colapso do país, em 1991. Após se tornarem novamente independentes, as disputas pela região reacenderam.
Um cessar-fogo foi assinado entre as partes em 1994, mas o documento é constantemente desrespeitado. Em 2020, os confrontos tornaram a se agravar.
Militares das Forças Armadas do Azerbaijão em ação em Nagorno-Karabakh (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Panorama internacional
Azerbaijão denuncia ataque armênio na fronteira; Armênia nega
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала