Panorama internacional

Índia está comprando cada vez mais petróleo e fertilizantes da Rússia, diz embaixador

Nova Deli está comprando cada vez mais petróleo, fertilizantes e outros produtos russos, disse o embaixador indiano em Moscou, Pawan Kapoor, nesta terça-feira (23).
Sputnik

"Nos últimos meses, vimos um aumento significativo no comércio: a Índia tem comprado mais petróleo, fertilizantes e outros bens da Rússia. Os pedidos da Rússia também aumentaram: são bens de consumo, têxteis, autopeças, e assim por diante", afirmou Kapoor.

Além disso, o diplomata ressaltou que Rússia e Índia trabalham conjuntamente para superar os bloqueios econômicos e quaisquer obstáculos.

"Hoje nós obviamente existimos em uma nova realidade, com sanções impostas, inclusive contra bancos. Há problemas logísticos que precisam ser superados. Espero que essas questões sejam resolvidas", disse o embaixador a repórteres nos bastidores de uma recepção dedicada ao 75º aniversário da independência da Índia e ao estabelecimento de relações diplomáticas com a Rússia.

Panorama internacional
Driblando as sanções: EUA se irritam com papel da Índia no transporte de petróleo russo
Em meio a críticas de países ocidentais, o ministro das Relações Exteriores indiano, Subrahmanyam Jaishankar, defendeu a compra de petróleo russo pela Índia na semana passada.
Segundo ele, graças à aproximação com Moscou, Nova Deli consegue garantir que seus cidadãos não estejam sobrecarregados com os altos preços dos produtos petrolíferos.

"Tenho um país com renda per capita [anual] de US$ 2 mil [R$ 10.208]. Estas não são as pessoas que podem pagar preços mais altos de energia. É minha obrigação e dever moral assegurar-lhes o melhor negócio possível", disse Jaishankar em Bangkok, na Tailândia.

Panorama internacional
Índia e Rússia consideram aceitar mutualmente seus sistemas de pagamento, segundo relatos
Comentar