Panorama internacional

Depois de ser desprezada pela Alemanha, Polônia compra tanques Abrams usados dos EUA

Varsóvia pretende usar os principais tanques de batalha M1 Abrams para repor seu estoque depois de enviar armas para Kiev.
Sputnik
A Polônia vai comprar 116 dos tanques de batalha M1 Abrams usados dos EUA para repor os veículos blindados que havia entregue à Ucrânia.
De acordo com o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, Varsóvia chegou a um acordo com a Casa Branca sobre o assunto, disse a agência de notícias polonesa IAR nesta sexta-feira (15).
A agência informou que os primeiros tanques fabricados nos EUA seriam entregues no início do próximo ano e substituiriam mais de 240 tanques T-72 da era soviética, que a Polônia transferiu para a Ucrânia em abril.
A Polônia esperava inicialmente repor seus estoques com tanques alemães Leopard 2, mas o acordo planejado não se concretizou, o que posteriormente resultou na acusação do presidente polonês Andrzej Duda, em maio, de que Berlim havia faltado com sua palavra.
Panorama internacional
Em meio à crise na Europa, Polônia alega pressão alemã para adotar o euro
O porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, disse na época que Berlim estava "perplexa" com as alegações. Ele disse a repórteres que a Polônia solicitou os mais novos tanques Leopard 2A7, mas o próprio Exército alemão tinha um número relativamente pequeno desses veículos.
Em abril, a Polônia e os EUA assinaram um acordo em que Varsóvia adquiria 250 novos tanques Abrams.
Muitos países ocidentais, incluindo países da União Europeia (UE), têm fornecido armas pesadas à Ucrânia depois que a Rússia lançou sua operação militar especial contra o Estado vizinho, no final de fevereiro.
Comentar