- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio à crise na Europa, Polônia alega pressão alemã para adotar o euro

© Foto / pivisoCarteira com nota de 500 sloty, que equivale a quase 105 euros (imagem de referência)
Carteira com nota de 500 sloty, que equivale a quase 105 euros (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2022
Nos siga no
Berlim tem pressionado Varsóvia para aderir à moeda única, diz regulador da Polônia.
O presidente do Banco Central da Polônia, Adam Glapinski, disse na sexta-feira (8) que a Alemanha está pressionando seu país a adotar o euro. Segundo a Bloomberg, o regulador prometeu evitar a mudança enquanto estiver no comando da política monetária.
De acordo com a publicação, Glapinski foi criticado pelo líder do partido de oposição da Polônia, Donald Tusk, por causa da alta taxa de inflação, a mais alta em um quarto de século.
Glapinski minimizou os ataques, argumentando que provavelmente foram motivados por aqueles que buscam forçar a Polônia a abandonar a moeda polonesa, o zloty, e adotar o euro.
"Há uma enorme pressão de um de nossos vizinhos para empurrar a Polônia para o euro e para ajudarmos a construir um superestado europeu", disse Glapinski em entrevista coletiva em Varsóvia, conforme citado pela Bloomberg.
A Polônia aderiu à União Europeia em 2004, mas não usa o euro como moeda. No entanto, nos termos do Tratado de Adesão à União Europeia (UE), todos os novos Estados-membros devem participar na união econômica e monetária a partir da data de adesão. Isso significa que a Polônia é obrigada a substituir sua moeda pelo euro.
O atual governo se opôs repetidamente à adesão à zona do euro no futuro próximo. "Trata-se de a Polônia manter sua independência e soberania", enfatizou Glapinski.
Tropas da OTAN realizam desembarque massivo de anfíbio na costa de Utska, na Polônia do Norte, durante os exercícios militares marítimos da OTAN BALTOPS (operações bálticas), em 17 de novembro de 2015, no mar Báltico. - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Panorama internacional
Ministro da Defesa polonês: Báltico se tornará 'mar interior da OTAN' com ingresso de novos membros
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала