Panorama internacional

Japão protesta perante Coreia do Sul por atividades perto de ilhas disputadas

Tóquio emitiu uma nota de protesto a Seul em meio à realização pela Coreia do Sul de um estudo oceanográfico em ilhas consideradas pelo Japão seu território.
Sputnik
O governo do Japão apresentou no domingo (29) um protesto diplomático à Coreia do Sul por conduzir pesquisas junto dos Rochedos de Liancourt, ilhas que o país considera suas, indica o portal Iza.
Segundo Tóquio, Seul estava conduzindo um estudo oceanográfico na região, que é chamada de Takeshima no Japão.
Panorama internacional
Coreia do Sul realiza exercícios militares na área de disputa com o Japão, relata fonte
A Coreia do Sul exerce controle efetivo sobre os Rochedos de Liancourt, tendo no local um pequeno destacamento policial desde sua libertação do domínio colonial japonês.
As ilhas têm sido alvo de disputas recorrentes entre a Coreia do Sul e o Japão, com o último reclamando o território em seus documentos políticos, comunicados estatais e textos escolares.
O Japão e a Coreia do Sul têm tido relações diplomáticas frias desde a Segunda Guerra Mundial, por o primeiro ter colonizado a península coreana, que em 1948 foi dividida na Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Além dos Rochedos de Liancourt, Japão possui disputas territoriais relativamente às ilhas Curilas da Rússia; às ilhas Senkaku, chamadas de ilhas Diaoyu pela China; e à ilha Okinotorishima, contestada também pela China, Coreia do Sul e Taiwan.
Comentar