Panorama internacional

MRE chinês pede que Filipinas evitem 'distúrbios externos' e previnam tensões no mar do Sul da China

A declaração do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, aconteceu durante reunião com seu homólogo das Filipinas, Teodoro Locsin.
Sputnik
A reunião entre os ministros das Relações Exteriores chinês e filipino aconteceu neste domingo (4), semanas antes das eleições nas Filipinas, marcadas para o próximo mês.
Durante o encontro, Wang Yi pediu para que Manila se mantenha afastada de qualquer "distúrbio externo" para prevenir que as tensões aumentem na região disputada do mar do Sul da China.

"No momento, é especialmente necessário evitar que medidas impróprias interfiram ou até prejudiquem as relações entre os dois países e a estabilidade do mar do Sul da China", disse o ministro chinês.

Os comentários de Wang foram feitos depois que o presidente filipino, Rodrigo Duterte, anunciou que conversaria virtualmente com seu "amigo", o presidente chinês Xi Jinping, na semana em que as Filipinas participam de seu maior exercício militar conjunto com os Estados Unidos nos últimos sete anos.
Panorama internacional
EUA e Filipinas realizam exercícios militares conjuntos até 8 de abril
De acordo com analistas ouvidos em reportagem do South China Morning Post (SCMP), os próximos meses serão de desafios e incertezas perante o relacionamento bilateral entre as duas nações, em razão da postura mais dura da China, com a antecipação das eleições nas Filipinas.

"A China sempre considerou as Filipinas uma prioridade em sua diplomacia de vizinhança. […] Os dois lados devem remover os distúrbios, gerenciar com calma e adequadamente as diferenças e não deixá-las afetar a situação geral das relações China-Filipinas", disse Wang a Locsin, de acordo com transcrição do site do Ministério das Relações Exteriores da China, reproduzida pelo SCMP.

Em resposta, Locsin afirmou que o governo filipino está disposto a fortalecer a comunicação e fazer esforços conjuntos com o governo chinês. Ele também caracterizou a China como um país "responsável" que está "dando um novo exemplo em um mundo turbulento", fornecendo ajuda para vacinas COVID-19 e investindo em projetos de infraestrutura nas Filipinas, segundo informações da Xinhua, divulgadas pelo SCMP.
Nos últimos meses China, Filipinas, Brunei, Indonésia, Malásia, Vietnã e Taiwan vem demonstrando insatisfações sobre a situação do mar do Sul da China, território que é contestado pelos sete países.
Panorama internacional
MD chinês: Pequim tem todo direito de implantar equipamentos nas ilhas do mar do Sul da China
Comentar