- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MD chinês: Pequim tem todo direito de implantar equipamentos nas ilhas do mar do Sul da China

© REUTERS / Guarda Costeira FilipinaNavios chineses no recife de Whitsun, mar do Sul da China
Navios chineses no recife de Whitsun, mar do Sul da China  - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2022
Nos siga no
Ministério da Defesa da China afirma que o "país é soberano" e que além de ter o direito de colocar equipamentos militares na região, essa é uma ação necessária para conter as provocações norte-americanas.
De acordo com declarações do porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian, nesta quinta-feira (31), a introdução de ferramentas para a defesa nacional em ilhas no mar do Sul da China "é seu direito legítimo como país soberano".

"A China tem soberania indispensável sobre as ilhas do mar do Sul da China e suas águas adjacentes. A implantação de equipamentos necessários para a defesa nacional não é apenas um direito legítimo de um país soberano, mas também uma medida necessária para combater as provocações dos EUA", disse Wu.

O porta-voz acrescentou que os fatos provam que Washington é a maior força de militarização no mar do Sul da China e o maior destruidor e violador da paz e da estabilidade na região.
Bandeira da China é hasteada - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2022
Panorama internacional
Pequim pede para EUA pararem de provocar 'discórdia' no mar do Sul da China
Já o lado norte-americano afirmou que Pequim militarizou totalmente pelo menos três das várias ilhas que construiu nas águas do disputado mar, armando-as com sistemas de mísseis antinavio e antiaéreos, equipamentos de laser e interferência e jatos de combate, conforme noticiado.

"Nos últimos 20 anos, testemunhamos o maior acúmulo militar desde a Segunda Guerra Mundial pela China. Eles avançaram todas as suas capacidades e esse acúmulo de armamento estão desestabilizando a região", afirmou o comandante do Indo-Pacífico dos EUA, almirante John Aquilino.

Pequim vem contestando há décadas o status de vários territórios no mar do Sul da China que reivindica, principalmente as ilhas Paracel e Spratly e o Scarborough Shoal.
Destróier norte-americano USS John S. McCain visto nas águas de Singapura (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2021
China expulsa navio de guerra norte-americano de perto das ilhas Paracel
O gigante asiático considera o arquipélago de Spratly seu território, apesar da decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia em 2016, que disse que não havia base legal para as reivindicações marítimas chinesas, uma vez que o arquipélago de Spratly não era ilhas e não constituía uma zona econômica exclusiva. No entanto, Pequim se recusou a reconhecer a decisão.
O processo de arbitragem foi iniciado pelas Filipinas em janeiro de 2013.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала