Panorama internacional

Oficial de reserva das Forças Armadas da Alemanha é acusado de espionagem para a Rússia

Um membro das Forças Armadas da Alemanha foi acusado pelo Ministério Público Federal do país de ter conduzido diversas atividades que constituem espionagem contra a Alemanha e a OTAN.
Sputnik
O Ministério Público Federal da Alemanha acusou um ex-membro da Bundeswehr (Forças Armadas) do país de espionagem a favor da Rússia, afirmou o serviço de imprensa da organização, sediado em Berlim.
"O Ministério Público Federal apresentou na Câmara da Suprema Corte de Dusseldorf acusações contra o cidadão alemão Ralph G. Há motivos suficientes para suspeitar que ele trabalhou para um serviço de inteligência estrangeiro contra os interesses da República Federal da Alemanha e contra Estados-membros da OTAN", disse o serviço de imprensa na sexta-feira (1º).
Segundo o Ministério Público Federal, Ralph G. era um oficial de reserva da Bundeswehr, chefe de comunicações da sede distrital, e também membro de várias associações empresariais. Ele teria desde pelo menos outubro de 2014 estado em contato com um serviço secreto russo através de várias pessoas, e passando até março de 2020 informações disponíveis publicamente e de fontes não públicas, que ele obteve como parte desses cargos.
Panorama internacional
Membro do consulado russo em Munique é declarado persona non grata por espionagem, diz mídia
O acusado passou ao serviço secreto russo informações sobre os reservistas da Bundeswehr, sobre a cooperação entre militares e o setor civil, e, inclusive, sobre defesa civil, escreve o Ministério Público Federal, que acrescentou que ele também transmitiu dados das consequências de sanções antirrussas para a Alemanha e a União Europeia, informações comprometedoras de altos responsáveis da Bundeswehr, e dados dos contatos de empresários.
Além disso, escreve o Ministério Público Federal alemão, ele entregou uma visão geral da política de defesa e de segurança dos EUA e de seus aliados ocidentais. Por todos esses serviços, Ralph G. teria recebido convites para vários eventos realizados por instituições governamentais russas, embora o comunicado não tenha especificado os eventos em questão.
Comentar