Panorama internacional

Após início do combate na Ucrânia, taiwaneses dizem confiar mais na ajuda do Japão do que na dos EUA

Enquete realizada nos dias 14 e 15 de março aponta para uma maior confiança no Exército japonês por parte da população taiwanesa.
Sputnik
O estudo, apresentado nesta terça-feira (22), mostra um aumento da confiança da população de Taiwan nas forças japonesas, em comparação ao Exército norte-americano. De acordo com informações divulgadas pelo South China Morning Post, enquanto 43% acreditam em uma intervenção do Japão, 35% ainda se mostram mais confiantes em uma assistência dos EUA.
A enquete foi realizada entre os dias 14 e 15 de março pela Fundação da Opinião Pública de Taiwan. O diretor da fundação, You Ying-lung, acredita que a operação militar russa na Ucrânia teve um grande "efeito" nos cidadãos de Taiwan.
Panorama internacional
Taiwan realiza exercício militar em pequena ilha perto da China continental (FOTOS)
Na última pesquisa, realizada em novembro do ano passado, 58% dos entrevistados disseram acreditar em uma intervenção militar japonesa, enquanto 65% estavam confiantes de que os Estados Unidos enviariam tropas para a ilha de Taiwan.
A fundação afirmou que a enquete tem uma margem de erro de 2,99 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa entrevistou 1.077 adultos por telefone.
No início deste mês, o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, disse que Pequim poderia se inspirar na operação militar especial realizada pela Rússia para "acelerar" suas movimentações.
Desde o dia 24 de fevereiro a Rússia realiza uma operação militar especial para "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia". Em contrapartida, países do Ocidente, liderados pelos EUA e a OTAN, enviam tropas e equipamentos para a Ucrânia e países vizinhos, além de aplicar sanções contra o governo russo.
Marinha chinesa estaria prestes a receber 3º navio de assalto anfíbio em meio a tensões com Taiwan
Taiwan é um território autogovernado e, nos anos 1970, a ONU passou a reconhecer a República Popular da China como a única representante legítima da China. Pequim declara que é apenas uma questão de tempo até que Taipé se reunifique com a China continental e que se trata de uma questão interna do país.
Comentar