Panorama internacional

Forças da Rússia evacuam 112 cidadãos de Kherson; lista inclui russos, americanos e ucranianos

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o Exército do país evacuou 112 cidadãos russos e estrangeiros de Kherson para a Crimeia, nesta sexta-feira (18), incluindo ucranianos e americanos.
Sputnik

"Soldados do Distrito Militar do Sul evacuaram 112 cidadãos do Uzbequistão, Sérvia, Estados Unidos, Líbano, Tunísia, Geórgia, Ucrânia e Rússia de Kherson, na Ucrânia, para a cidade de Armyansk, na Crimeia", informou o ministério.

Segundo o órgão, na praça central de Kherson, soldados russos garantiram que todos aqueles que desejassem deixar a região embarcassem nos ônibus com segurança para realizar a translado ao território russo.
O ministério afirma que, desde o início da operação militar especial na Ucrânia, o Exército russo já conseguiu evacuar cerca de 400 cidadãos estrangeiros de Kherson para a Rússia.
Panorama internacional
Putin: crimeanos deram passo certo 'ao colocar barreira' no caminho dos neonazistas
A Rússia iniciou a operação especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia têm acusado militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Comentar