Notícias do Brasil

Bolsonaro assina decreto e garante uso de energia a carvão até 2040

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei sobre energia que foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6).
Sputnik
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou um projeto de lei que garante a contratação até 2040 de energia gerada por termelétricas movidas a carvão mineral.
A medida faz parte do Programa de Transição Energética Justa. A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial da União.
Embora o texto seja visto como um incentivo para produção e consumo de energia a carvão, mais poluente, a medida tende a beneficiar o estado de Santa Catarina, reduto político do presidente.
O presidente Jair Bolsonaro e o prefeito de Chapecó João Rodrigues, durante Motociata com apoiadores na cidade de Chapecó, SC, 26 de junho de 2021 . Foto de arquivo
A nova legislação determina a prorrogação dos contratos das usinas de Jorge Lacerda, em Santa Catarina, até 2040. Isso quer dizer que, até essa data, as usinas da região continuarão gerando energia para o sistema elétrico nacional.
Com a determinação, o Brasil segue na contramão dos esforços globais de descarbonização. Em novembro do ano passado, o país assumiu, ao lado de mais de 40 chefes de Estado, o compromisso de eliminar o uso da energia a carvão.
O trato foi firmado durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Glasgow, na Escócia.
Grupo Coalização Negra durante protesto na COP26, em Glasgow, Escócia. Foto de arquivo
Com a determinação do presidente Bolsonaro nesta quinta-feira (6), subsídios embutidos na conta de luz serão repassados às usinas até 2025. Depois disso, e até 2040, esses subsídios deixarão de ser oferecidos.
A Secretaria Geral da Presidência da República disse que a sanção "será importante para promover uma transição energética justa para a região carbonífera do estado de Santa Catarina".
Segundo o documento, as medidas foram pensadas observando "os impactos ambientais, econômicos e sociais e a valorização dos recursos energéticos e minerais, além de apoiar as concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica de pequeno porte".
Notícias do Brasil
Túnel subaquático de 300 metros será construído para ligar municípios de Santa Catarina
Comentar