Ciência e sociedade

Misterioso líquido azul intriga donos de mina do século XIX nos Estados Unidos

Fotos foram tiradas na Adventure Mine (Mina Aventura, em português), no estado de Michigan, nos EUA.
Sputnik
A misteriosa substância de cor azul forte e brilhante foi vista nas paredes da Mina Aventura, mas ainda não se sabe o que é, nem o que poderia ter causado esse fenômeno. Os donos da mina suspeitam que a culpa pode ser da poluição.
Este mineral azul brilhante ainda não foi identificado positivamente até a publicação deste post, mas é um mineral secundário causado por uma reação com o ar e a água. Ele foi encontrado no terceiro nível em uma pequena encosta.
Os donos da mina também explicaram que o local conta com 13 níveis diferentes, mas que a maioria ainda não foi explorada por falta de equipamentos especializados.
"Metais estranhos foram introduzidos nesta região por meio do lixo largado na mina. Estanho, zinco, chumbo, ferro e outros metais deixados na água teriam a oportunidade de precipitarem na água e, por meio de um processo muito lento, se juntarem a outros metais. É por isso que estamos céticos sobre o que realmente é", explicaram os donos da mina em comentário no Facebook.
Os responsáveis pela minha chegaram à conclusão de que as chances de identificar o mineral misterioso é muito pequena, porque ele provavelmente viria a se decompor depois de ficar fora da água.
A mina, onde foi encontrado o líquido misterioso, era originalmente uma mina de cobre, explorada entre os anos de 1850 e 1920. O local ficou abandonado até o início da década de 1970, quando começou a funcionar como atração turística.
Comentar