Panorama internacional

Coreia do Sul realiza exercícios militares na área de disputa com o Japão, relata fonte

A Coreia do Sul realizou na semana passada exercícios militares na área de disputa com o Japão, nas rochas de Liancourt, conhecidas como Dokdo (Ilhas Solitárias) pelos coreanos e como Takeshima (Ilhas do Bambu) pelos japoneses, a Agência de Notícias Yonhap informou, citando uma fonte militar.
Sputnik

"[Os militares sul-coreanos] conduziram o exercício na semana passada", disse uma fonte militar à Agência de Notícias Yonhap.

A fonte acrescentou que os exercícios militares foram conduzidos com total discrição, com o destacamento da Marinha, da Guarda Costeira e da Força Aérea nas águas próximas aos territórios em disputa.
A agência especifica que a fonte reportou sob condição de anonimato.
A comunicação social acrescenta que não houve aterragem nas ilhas ou incursão de tropas por via aérea, o exercício foi realizado no mar e através de simulações em computador para evitar a propagação do COVID-19 durante os treinos.
Japão horrorizado após exercícios militares sul-coreanos em ilhotas disputadas
O Ministério da Defesa e a Marinha sul-coreana não confirmaram se os exercícios foram realizados, segundo a agência.
A Coreia do Sul tem conduzido exercícios militares nas ilhas Dokdo desde 1986. Entretanto, foi a partir de 2003 que eles passaram a ser realizados regularmente, ocorrendo geralmente duas vezes por ano.
A última vez que a Coreia do Sul realizou essas manobras foi em junho, e Tóquio, em protesto, cancelou uma reunião entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o então primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga em frente à cúpula do G7 no Reino Unido.
Panorama internacional
Mídia revela manobras do Japão para impedir invasão de ilhas disputadas por 'forças estrangeiras'
O grupo de ilhas Dokdo (em japonês, Takeshima) está localizado entre o Japão e a Coreia do Sul no mar do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas se tornaram coreanas.
O Japão a qualificou como "ocupação ilegal" e considera as ilhas como parte de seu território e propôs à Coreia levar a disputa pelas ilhas ao Tribunal Internacional de Justiça.
A Coreia do Sul argumenta que não há disputa sobre as ilhas Dokdo porque são histórica, geográfica e legalmente território coreano.
Comentar