Novas pistas revelam objeto desconhecido que originou 600 fragmentos de meteoritos (FOTO)

Muitos dos restos do meteorito batizado como Almahata Sitta (Estação Seis), que caiu no Sudão em 2008 foram recuperados, já que os astrônomos conseguiram rastrear a trajetória de um asteroide que se dirigia à Terra.
Sputnik

Uma equipe de cientistas liderada pelo Instituto de Pesquisa do Sudoeste de Boulder (SwRI), nos EUA, analisou o pequeno fragmento, e após estudar sua composição, determinou que o meteorito procede de um asteroide desconhecido do tamanho de Ceres, o maior objeto no cinturão de asteroides.

Novas pistas revelam objeto desconhecido que originou 600 fragmentos de meteoritos (FOTO)

De acordo com o estudo publicado na revista Nature Astronomy, o asteroide tinha água em abundância e foi formado a temperaturas e pressões medianas nos primeiros momentos do recém-nascido Sistema Solar.

"Os meteoritos de condrito registram atividade geológica durante as primeiras etapas do Sistema Solar e fornecem informação sobre as histórias dos corpos de seus 'pais' [...] Alguns têm abundantes minerais que fornecem provas de sua exposição a água e baixas temperaturas e pressões, porém nunca tivemos evidências de meteoritos formados na presença de água em condições medianas", afirmou Vicky Hamilton, cientista do Instituto de Pesquisa do Sudoeste.

A análise espectral do fragmento identificou uma variedade de minerais hidratados, principalmente a anfíbola, que está ligada às temperaturas e pressões medianas e ao período prolongado de alteração aquosa de um asteroide.

Em 2008, um asteroide de aproximadamente quatro metros de diâmetro entrou na atmosfera terrestre, explodindo segundos depois, a 37 quilômetros, e desintegrando-se em mais de 600 meteoritos, que caíram no Sudão.

Comentar