Berlim abandona nome de rua ligado à era colonial e presta homenagem a filósofo negro

A decisão desta semana de renomear uma rua no centro de Berlim em homenagem a um filósofo negro e africano foi marcada por novos protestos pela revisão do passado colonial da Alemanha. 
Sputnik

A Rua Moor era alvo frequente de críticas por conta da palavra utilizada no logradouro ser uma maneira ofensiva de se referir a escravos negros. O Conselho municipal concordou na quinta-feira (20) em renomear o local em homenagem a Anton Wilhelm Amo, um filósofo negro trazido como escravo para a Prússia no século 18.

Protestos contra o nome da rua acontecem anualmente em Berlim todo dia 23 de agosto, o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Este ano, os manifestantes se concentraram no Fórum Humboldt, um enorme centro de arte em construção em Berlim. O local exibirá artefatos roubados pela Alemanha de suas colônias na África.

Em outro local da capital alemã, a equipe do Museu de Tecnologia de Berlim e ativistas desmontaram uma exposição sobre o passado colonial do país. A exposição foi criada em 2003, mas chamou a atenção em meio aos protestos do Black Lives Matter por retratar escravos negros como mercadorias. 

Comentar