'Nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA', afirma presidente do Irã

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, declarou na quarta-feira (16) que Teerã não se renderá à pressão, sanções e nem mesmo a ameaças de guerra dos EUA, informou a agência de notícias estatal iraniana ISNA.
Sputnik

A declaração foi proferida em meio a crescentes tensões entre os dois países depois da decisão de Donald Trump de se retirar do acordo nuclear iraniano. 

"Eles pensam que podem fazer a nação iraniana se render pressionando o Irã com sanções e até mesmo com ameaças de guerra […] A nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA", disse Rouhani citado pela ISNA.

EUA temem que Irã capture sua base na Síria?
O presidente Donald Trump anunciou a retirada dos EUA do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, sigla em inglês) na terça-feira passada (8), e delineou planos para voltar a impor as sanções ao Irã, que foram suspensas como parte do acordo. No entanto, outros signatários do JCPOA criticaram a decisão de Trump de se retirar unilateralmente. 

O JCPOA – assinado pelo Irã, pelo grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) e pela União Europeia em 2015 – exige que Teerã mantenha um programa nuclear pacífico em troca de sanções. O Irã está em total conformidade com os termos do JCPOA, conforme verificado em 11 relatórios de inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica divulgados desde o início do acordo.

Comentar