Arqueólogos encontram 'modelo' do Universo nas profundezas de lago mexicano (FOTO)

No sopé do vulcão Iztaccíhuatl, nas profundezas de um lago, uma equipe de arqueólogos descobriu um santuário de pedras que foi considerado como o modelo do Universo como o representavam os astecas.
Sputnik

O objeto encontrado a altitude de 4.000 metros sobre o nível do mar é feito de pedras de diferentes tamanhos. Os cientistas destacam que o santuário foi feito assim para que o observador tenha a impressão que as pedras estão na superfície da água e não no fundo.

"Os efeitos visuais criados pela água e as particularidades na escolha dos elementos da estrutura evidenciam que temos um modelo em miniatura do Universo como o imaginavam os astecas", diz a arqueóloga Iris Hernández citada pelo portal sciencealert.com.

Ela destacou que o modelo reflete os mitos dos astecas sobre criação do mundo. Segundo eles, na antiguidade não existia terra firme. O monstro marinho Cipactli habitava no oceano primitivo e de seu corpo os deuses criaram a terra e o céu.

A idade exata do santuário ainda não foi determinada, mas os artefatos encontrados nas áreas adjacentes pertencem ao VIII d.C.

Comentar