Arqueólogos encontram 'modelo' do Universo nas profundezas de lago mexicano (FOTO)

CC BY 2.0 / BrunoSchalch / IztaccihuatlVulcão Iztaccíhuatl, México, foto de arquivo
Vulcão  Iztaccíhuatl, México, foto de arquivo - Sputnik Brasil
Nos siga no
No sopé do vulcão Iztaccíhuatl, nas profundezas de um lago, uma equipe de arqueólogos descobriu um santuário de pedras que foi considerado como o modelo do Universo como o representavam os astecas.

O objeto encontrado a altitude de 4.000 metros sobre o nível do mar é feito de pedras de diferentes tamanhos. Os cientistas destacam que o santuário foi feito assim para que o observador tenha a impressão que as pedras estão na superfície da água e não no fundo.

"Os efeitos visuais criados pela água e as particularidades na escolha dos elementos da estrutura evidenciam que temos um modelo em miniatura do Universo como o imaginavam os astecas", diz a arqueóloga Iris Hernández citada pelo portal sciencealert.com.

Ela destacou que o modelo reflete os mitos dos astecas sobre criação do mundo. Segundo eles, na antiguidade não existia terra firme. O monstro marinho Cipactli habitava no oceano primitivo e de seu corpo os deuses criaram a terra e o céu.

A idade exata do santuário ainda não foi determinada, mas os artefatos encontrados nas áreas adjacentes pertencem ao VIII d.C.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала