- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

World Central Kitchen anuncia retomada de trabalho em Gaza, em meio à fome e desnutrição no enclave

© AFP 2023 / Mohammed AbedCrianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024
Crianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2024
Nos siga no
A organização sem fins lucrativos World Central Kitchen (WCK) anunciou neste domingo (28) que retomará as atividades humanitárias na Faixa de Gaza, após um ataque aéreo israelense no início de abril que matou sete de seus trabalhadores.
A diretora do grupo, Erin Gore, anunciou o plano em meio ao bloqueio israelense do enclave sitiado. "A situação humanitária em Gaza permanece grave", disse Gore em comunicado.
"Estamos reiniciando nossa operação com a mesma energia, dignidade e foco em alimentar o maior número possível de pessoas."
Um comunicado de imprensa em seu site, a World Central Kitchen afirmou que uma equipe palestina começaria a trabalhar nesta segunda-feira (29), distribuindo alimentos por toda a Faixa de Gaza a partir das três cozinhas da organização no território.

"Continuaremos a fornecer o máximo de alimentos possível para Gaza, incluindo o Norte de Gaza, por terra, ar ou mar", dizia o comunicado.

A fome tem sido um problema particular na parte norte da Faixa de Gaza, pois a destruição de estradas e infraestrutura isolou as áreas ao redor da cidade de Gaza.
Os recém-nascidos são particularmente vulneráveis, com a destruição de hospitais no enclave exacerbando preocupações com a saúde dos bebês nascidos prematuramente ou com necessidades especiais de saúde.
Palestinos inspecionam as ruínas de um prédio residencial após um ataque aéreo israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2024
Panorama internacional
Mídia: funcionários dos EUA afirmam que Israel pode estar violando direito internacional em Gaza
Dados do grupo Integrated Food Security Phase Classification apontam que metade das pessoas na Faixa de Gaza enfrentaria níveis "catastróficos" de desnutrição até meados de julho se as tendências continuassem.
Os cerca de 2,2 milhões de habitantes do enclave não seriam capazes de atender totalmente às necessidades nutricionais necessárias para manter uma boa saúde. Gore acrescentou que os trabalhadores humanitários ainda estão sob ameaça em Gaza:
"Fomos forçados a tomar uma decisão: parar completamente de alimentar durante uma das piores crises de fome já enfrentadas, encerrando nossa operação que representava 62% de toda a ajuda das ONGs internacionais, ou continuar alimentando sabendo que trabalhadores humanitários e civis estão sendo intimidados e mortos", acrescentou Gore.
O grupo ainda está pedindo "uma investigação imparcial e internacional sobre o ataque das Forças de Defesa de Israel", no qual drones israelenses atingiram três veículos em um comboio da organização.
Passaportes de trabalhadores humanitários da World Central Kitchen (WCK) assassinados por Israel na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Ataque aéreo das FDI em Gaza mata 7 trabalhadores de ONG; Netanyahu o chama de ação involuntária
O incidente gerou indignação no Ocidente e, em particular, entre os legisladores liberais dos EUA, pois o fundador da WCK, o chef José Andrés, é amigo pessoal do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e de outros líderes proeminentes do Partido Democrata.
A ex-presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e outros 40 democratas de alto escalão assinaram uma carta instando Biden a interromper as transferências de armas para Israel pois não há garantias de que os direitos humanos são observados.
No dia do ataque de drone israelense contra veículos da organização, o número de mortos entre os habitantes de Gaza era estimado em cerca de 32,9 mil pessoas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала