- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Orbán critica Bruxelas por violar 'liberdade de expressão' ao cancelar evento de conservadores

© AP Photo / Denes ErdosO primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, após a votação sobre a candidatura da Finlândia para ingressar na OTAN, no parlamento em Budapeste, Hungria, em 27 de março de 2023
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, após a votação sobre a candidatura da Finlândia para ingressar na OTAN, no parlamento em Budapeste, Hungria, em 27 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, acusou nesta terça-feira (16) Bruxelas de violar a liberdade de expressão depois que as autoridades locais impediram a realização de uma conferência de políticos europeus de direita na capital da Bélgica.
Nesta terça-feira, o prefeito da comuna de Saint-Josse-ten-Noode, em Bruxelas, Emir Kir, ordenou o encerramento da Conferência Nacional do Conservadorismo (NatCon) "para garantir a segurança pública".
Orbán, que se devia participar do evento, rebateu a decisão no X (antigo Twitter).
"A polícia belga decidiu encerrar a conferência [do Conservadorismo Nacional] em Bruxelas, apenas duas horas depois de ter começado. Acho que não aguentavam mais a liberdade de expressão. A última vez que me quiseram silenciar com a polícia foi quando os comunistas me atacaram em 1988. Não desistimos naquela época e também não desistiremos desta vez!", escreveu.
Mais tarde, o diretor político do gabinete de Orbán, Balazs Orbán, apelou para mudanças na Europa, apontando para a falta de liberdade na região.

"Bruxelas já não é a capital da liberdade, mas sim um instrumento de opressão liberal, progressista e de esquerda, pelo que são necessárias mudanças. As eleições para o Parlamento Europeu em 9 de junho podem levar a essa mudança. As forças conservadoras nacionais estão unidas por estarem fartas do superestado de Bruxelas, fartas de uma política fracassada da liderança de Bruxelas, que está causando o colapso da Europa", escreveu Balazs Orbán nas redes sociais.

O político britânico Nigel Farage, fundador do Partido Brexit, que também participava da NatCon, acusou Bruxelas de ser antidemocrática e de promover a "anti-liberdade de expressão".

"O que aconteceu em Bruxelas esta tarde foi uma vergonha. O fato de o prefeito e de a polícia encerrarem um evento político pacífico me deixa mais convencido do que nunca do Brexit", escreveu Farage no X.

O líder belga, o primeiro-ministro Alexander De Croo, também teceu críticas e classificou a situação como "inaceitável".

"A autonomia municipal é uma pedra angular da nossa democracia, mas nunca pode anular a Constituição belga, que garante a liberdade de expressão e de reunião pacífica desde 1830. Proibir reuniões políticas é inconstitucional. Ponto final", publicou nas redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de lançamento do programa para reduzir o desmatamento na Amazônia. Brasília (DF), 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Notícias do Brasil
Lula atribui ameaças de Musk a crescimento do 'extremismo de direita' no Brasil
Os organizadores da NatCon alugaram uma sala de conferências em Saint-Josse-ten-Noode, depois que seus pedidos para usarem locais de eventos em outras áreas de Bruxelas foram recusados. Seguindo as ordens do prefeito, a polícia chegou ao local e supostamente encerrou o evento no meio do discurso de Farage.
Cerca de 40 pessoas participariam do encontro, incluindo o ex-candidato à presidência francesa Éric Zemmour, a ex-secretária do Interior do Reino Unido Suella Braverman, o ex-primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki e outros políticos do espectro da direita.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала